Saúde oral e o restante corpo
07.11.2012 // 2427 Visualizações
A saúde oral tem uma relação estrita com a saúde do resto do corpo.

Embora por vezes nos esqueçamos, a boca é uma porta de entrada para o resto do corpo. A cavidade oral é habitada por milhões de bactérias que multiplicam-se e dispõem-se em colónias que se unem e formam o que chamamos de placa bacteriana, podendo propagar-se por toda a cavidade oral (dentes, gengiva, bochechas e língua). Cada espaço na nossa boca proporciona o ambiente perfeito para o desenvolvimento bacteriano.

A organização da placa bacteriana dificulta a resposta do nosso organismo e atuação de antibióticos. Atividades diárias, como alimentação, podem romper vasos sanguíneos, ainda que impercetivelmente, o que permite que a placa bacteriana e bactérias isoladas entrem na corrente sanguínea tendo acesso a todo o corpo, o que pode contribuir para várias complicações, tais como:

• Endocardite bacteriana (infeção bacteriana do revestimento interno do coração)
  • Aterosclerose (doença inflamatória crónica na qual ocorre a formação de placas de gordura dentro dos vasos sanguíneo diminuindo o seu diâmetro)
  • Pneumonia (infeção grave nos pulmões)
  • Artrite Reumatoide (doença debilitante na qual existe inflamação das articulações)

Existem ainda vários estudos que relacionam gengivite e periodontite (resultante da placa bacteriana) em gestantes com parto prematuro e bebés de baixo peso.

Cuidados com a higiene dentária melhora não só a sua saúde oral, mas também a saúde geral. Por estes motivos aconselhamos que escove os dentes 3 vezes ao dia, use fio dentário e complemente a higienização com um elixir.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Últimos artigos